sábado, 5 de maio de 2012

Golfinho-comum

NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes, inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, nos locais indicados.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Como ler uma caixa taxonómicaGolfinho-comum
Bottlenose Dolphin KSC04pd0178.jpg
Bottlenose dolphin size.svg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Tursiops
Espécie: T. truncatus
Nome binomial
Tursiops truncatus
(Montagu, 1821)
Distribuição geográfica
Distribuição em azul
Distribuição em azul
O golfinho-comum, golfinho-nariz-de-garrafa, golfinho-roaz ou roaz-corvineiro (Tursiops truncatus) é talvez a mais famosa e conhecida espécie de golfinho no mundo inteiro. Não somente por ser a espécie do famoso golfinho da série de televisão Flipper, mas também em função de sua distribuição ao longo de águas costeiras e oceânicas em todos os mares do planeta com exceção dos mares polares. Desde 1920 passou a ser capturada para estudos e shows em cativeiros, e é a espécie mais comum nos parques temáticos. No Brasil, distribui-se em águas próximas à costa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir de onde pode ser encontrada em águas mais afastadas da costa até o nordeste. Os maiores golfinhos-nariz-de-garrafa do mundo estão no Brasil, na Lagoa dos Patos, onde podem alcançar 4 metros de comprimento. Em Portugal, é comum avistar-se roazes-corvineiros nas águas do Rio Sado, ao largo de Setúbal.

Índice

Características principais

O golfinho-nariz-de-garrafa possui o corpo robusto, a cabeça robusta e o bico curto, largo e nitidamente distinto da cabeça. A sua nadadeira dorsal é alta e falcada. Nascido para deslizar os golfinhos-nariz-de-garrafa possuem corpos hidrodinâmicos, em forma de torpedo, que lhes permitem deslizar rapidamente através das águas do oceano. A sua gama de cores vai desde creme a cinza ou mesma preta. Geralmente, a barriga é mais clara que o dorso. As comunicaçõe são efetuadas por meio de uma gama de sons emitidos a partir da bolsa nasal localizada na testa. Dentes fortes os golfinhos agarram o peixe com seu 18-27 pares de pequenos dentes cônicos, em ambas as mandibulas. As marcas especiais na pele ajudam os golfinhos a camuflarem-se de potenciais predadores. A cauda tem dois remos, denominados lobos, que o impulsionam através da água.

Tamanho

Em geral
o tamanho entre 1,9 m a 4 m, a medida de comprimento do macho é de 3,80 m e o da fêmea é 3,60 m, mas já se observaram exemplares maiores. Seu peso médio e de 500 quilos.

Reprodução

Aproximadamente 12 meses, nasce apenas uma cria pesando cerca de 10 kg e medindo entre 0,8 e 1,2 metros.
Um golfinho-nariz-de-garrafa da Marinha dos Estados Unidos
Intervalo de procriação 7-10 anos, altura em que a fêmea esta suficientemente madura em termos sexuais, contudo estes valores variam, existem registos de procriação de um golfinho-fêmea com 4anos de idade . Número de cria por 1 (um). Época de acasalamento entre Abril-Outubro.

Alimentação

Alimenta-se de peixes pequenos, lulas, polvos e crustáceos.

Distribuição

Águas tropicais, subtropicais e temperadas de todos os oceanos, tanto em águas costeiras como em oceânicas, podendo inclusive penetrar em baías, estuários, lagoas e canais, e ocasionalmente penetra em rios. No Brasil ocorre do Rio Grande do Sul até o nordeste. Em Portugal, podem ser avistados ao longo da costa de Norte a Sul. Existe um grupo de roazes-corvineiros que podem ser avistados no Estuário do Sado, em Setúbal. Esta é a única população residente num estuário em Portugal, e uma de apenas três conhecidas na Europa.

Ameaças

Em alguns lugares do mundo são intencionalmente capturados para a obtenção de comida, para a utilização de sua gordura como isco em certos tipos de pesca (principalmente pesca de espinhel), ou simplesmente porque os pescadores acreditam que os golfinhos-nariz-de-garrafa estão com
petindo com eles e prejudicando a sua pescaria. (Oeste da África, norte do oceano Índico, Japão, Mar Negro, Sri Lanka, Peru, e em diversos outros lugares). São ameaçados também pela captura acidental em redes de pesca e pela captura intencional indiscriminada para o cativeiro. Em muitos lugares do mundo os golfinhos-nariz-de-garrafa são mantidos em cativeiro para apresentação pública de espectáculos acrobáticos.





Cetáceo da família dos delfins pode ser encontrado principalmente nas águas temperadas e tropicais do Atlântico e nos mares adjacentes, preferindo as áreas costeiras rasas e quentes. Também é possível encontrá-lo perto do Havaí e Flórida. Sua anatomia consiste de dentes fortes e cônicos, de 18 a 27 pares, em ambas as mandíbulas. Nascido para deslizar, possuem corpos hidrodinâmicos, em forma de torpedo, o que lhes dá mobilidade nas águas do oceano.
Lenda: Diz-se que Poseidon, o Deus do mar dos gregos, atribuiu ao golfinho um lugar entre as constelações, por um deles ter salvo o bardo Arion de morrer afogado. Existem histórias de golfinhos que ajudam nadadores, mas isso é acidental, eles apenas gostam de empurrar objetos quando nadam.
Peso: 500 kg –Longevidade: 12 a 40 anos, podendo atingir 50.
Um brincalhão dos oceanos »
Mamífero inteligente ao qual se atribui o salvamento de náufragos e tido como um dos melhores amigos do homem. A ligação entre mãe e cria é tão forte que já se testemunhou mães trazendo crias mortas á superfície, como que se quisessem ajudá-las a respirar. Apesar de ainda estarem em grande número, tem sido erradicados de alguns lugares, sendo caçados em razão da carne ou outros produtos. No Pacífico é comum se afogarem em redes de pesca de atum. Surgiu outra preocupação: o ruído marinho causado pelo homem, tal como o sonar de navios, que interfere na capacidade das baleias e dos golfinhos se alimentarem, orientarem e comunicarem e também lhes destrói a audição ou causam hemorragias nos pulmões e ouvidos.   dormem cerca de 8 horas por dia e nadam a uma velocidade de 20 km por hora, podendo mergulhar até 20 minutos e a uma profundidade de 300 m. Os machos lutam ferozmente pelas fêmeas durante a época de reprodução. Em liberdade, se alimentam de lulas, camarões e enguias, caçam em grupo, encurralando os cardumes, mas a técnica pode depender da localizaçao.








Nenhum comentário:

Postar um comentário