segunda-feira, 7 de maio de 2012

golfinho-comum

Distribuição

Águas tropicais, subtropicais e temperadas de todos os oceanos, tanto em águas costeiras como em oceânicas, podendo inclusive penetrar em baías, estuários, lagoas e canais, e ocasionalmente penetra em rios. No Brasil ocorre do Rio Grande do Sul até o nordeste. Em Portugal, podem ser avistados ao longo da costa de Norte a Sul. Existe um grupo de roazes-corvineiros que podem ser avistados no Estuário do Sado, em Setúbal. Esta é a única população residente num estuário em Portugal, e uma de apenas três conhecidas na Europa.

Ameaças

Em alguns lugares do mundo são intencionalmente capturados para a obtenção de comida, para a utilização de sua gordura como isco em certos tipos de pesca (principalmente pesca de espinhel), ou simplesmente porque
os pescadores acreditam que os golfinhos-nariz-de-garrafa estão competindo com eles e prejudicando a sua pescaria. (Oeste da África, norte do oceano Índico, Japão, Mar Negro, Sri Lanka, Peru, e em diversos outros lugares). São ameaçados também pela captura acidental em redes de pesca e pela captura intencional indiscriminada para o cativeiro. Em muitos lugares do mundo os golfinhos-nariz-de-garrafa são mantidos em cativeiro para apresentação pública de espectáculos acrobáticos.

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário